Superando a Procrastinação em Dois Minutos
- Angelica Navickas
- 10 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Todos nós conhecemos pessoas (somos uma delas) que têm muitos talentos e poderiam fazer muito, apenas se não procrastinassem seu caminho através da vida. Adiam suas tarefas até o último minuto e acabam vivendo uma vida de contínuo estresse e ansiedade, a fim de fazerem as coisas no tempo.
Regra de 2 minutos que desencadeia ações imediatas
A regra 2 minutos parte da ideia de que todos os tipos de coisas boas acontecem quando você começa. Começar sempre é o grande desafio.
A regra foi apresentada por David Allen no seu livro best-seller Getting Things Done e ajuda de uma maneira simples a vencer a procrastinação e preguiça, tornando-se mais fácil tomar as rédeas de sua vida.
Originando-se da primeira lei de movimento de Newton que afirma que “objetos em repouso permanecem em repouso e objetos em movimento permanecem em movimento”, a regra dos 2 minutos neste caso significa terminar um projeto ou tarefa 2 minutos de cada vez. Isso ajuda a pessoa que está realizando a não se sentir oprimida ou desencorajada, e sim começar com o ânimo mais leve.
A abordagem funciona porque é ridiculamente fácil e pode ser aplicada a qualquer tarefa, não importa o seu tamanho. Ela afeta a raiz do processo de procrastinação – o problema de iniciar a atividade. Pois, na mente do procrastinador, quanto mais tempo uma atividade consumir, maior será a resistência a começar.
Em relação ao tamanho da tarefa ou projeto, a regra pode ser aplicada de duas maneiras:
A primeira é fazer as tarefas curtas até 2 minutos imediatamente. Simples assim.
A segunda é aplicada a projetos maiores e coisas que exigem mais tempo e esforço. A maneira de iniciar qualquer projeto maior é dividi-lo em tantas micro tarefas quanto possível, cuja conclusão individual acabará levando ao aumento da motivação necessária para agir na próxima ação.
Por que procrastinamos?
A necessidade de gratificação instantânea – Na maioria dos casos as pessoas tendem a adiar suas tarefas devido a um impulso para fazer apenas as coisas mais agradáveis e pouco exigentes.
Paralizado pelo tamanho da tarefa – Outra razão comum para a procrastinação é a resistência sentida por pessoas quando enfrentam projetos grandes e demorados.
O sentimento de não ser bom o suficiente – Para muitas pessoas, a razão por trás de adiar as coisas para o maior tempo possível é a crença de não possuírem as habilidades e talentos adequados.
A regra de 2 minutos fornece solução em todos os três casos, uma vez que ajuda a superar a dúvida inicial, já que com 2 minutos na atividade nossos níveis de confiança começam a crescer e nossa necessidade de gratificação diminui enquanto o processo se torna interessante e motivador o suficiente.
Como aplicar a regra dos 2 minutos:
1- Comece pequeno
Vamos tomar a tarefa de perder peso, por exemplo. Para a maioria das pessoas que lutam para perder esses quilos extras este é um dos maiores projetos. Portanto, em vez de apressar-se imediatamente para enfrentar o grande desafio, você deve preparar o caminho, trabalhando em pequenas coisas não relacionadas ao peso. Fazendo tarefas diárias na categoria de 2 minutos, a mentalidade de fazer estará se instalando em você. À medida que o tempo passa, o impulso vai assumir, tornando-o mais natural e sem esforço e em breve você será capaz de transferir a abordagem para questões mais complexas.
2 - Levante a barra
Depois de ter desenvolvido o hábito de fazer pequenas tarefas, é hora de aplicar o mesmo princípio a um projeto maior. Ao criar uma perspectiva diferente e dividir a estratégia da perda de peso em ações de 2 minutos que ajudam a iniciar o processo, a tarefa inteira não vai parecer tão exigente. Além disso, à medida que você passa por situações facilmente alcançáveis, sua motivação vai crescer, tornando-o mais ansioso para continuar. No início, essas ações de 2 minutos seriam qualquer coisa, desde preparar um suco de baixa caloria até se vestir para correr. À medida que avançar, você se sentirá muito mais disposto a estabelecer novos desafios.
3 - Adiar a recompensa
Ao invés de procurar pequenas gratificações instantâneas e correr o risco de perder energia fazendo coisas que não são importantes neste momento, você deve adiar a gratificação para depois da conclusão de uma tarefa importante. Desta forma você aumenta a sua motivação e tem algo maior para desejar um pouco mais tarde. Pode ser um cinema depois da aula de Pilates ou um encontro com amigos depois da corrida. Isto vai melhorar não só a sua aparência, saúde e motivação, mas também lhe dará um descanso da culpa que a procrastinação invariavelmente causa nas pessoas.
A regra de 2 minutos trabalha para grandes metas, bem como para pequenas metas por causa da inércia da vida. Uma vez que você começa a fazer alguma coisa, é mais fácil continuar a fazê-lo.




Comentários